POLÍTICA PÚBLICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO E COMBATE À POBREZA. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.21i2.0005

Autores

  • Nilsen Aparecida Vieira Marcondes Prefeitura Municipal de São José dos Campos/SP
  • Elisa Maria Andrade Brisola Universidade de Taubaté/SP

Palavras-chave:

Política Pública. Assistência Social. Pobreza. Desenvolvimento

Resumo

Considera-se muito pertinente a reflexão acerca da condição de pobreza e estratégias de desenvolvimento. Neste aspecto, a Política Pública de Assistência Social apresenta sua contribuição na efetivação da garantia dos direitos de cidadania considerados como estratégia de desenvolvimento e combate à pobreza. Este artigo se configura como qualitativo, exploratório e bibliográfico. Os resultados deste estudo teórico apontam que o Estado, enquanto poder público, tem um papel fundamental no processo de proteção social mediante ações direcionadas ao investimento na área social e ao enfrentamento das situações decorrentes do processo de produção e reprodução do sistema capitalista.

Biografia do Autor

Nilsen Aparecida Vieira Marcondes, Prefeitura Municipal de São José dos Campos/SP

Assistente Social da Prefeitura Municipal de São José dos Campos/SP, Mestranda do Programa Acadêmico e Interdisciplinar em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais da Universidade de Taubaté (UNITAU).

 

Elisa Maria Andrade Brisola, Universidade de Taubaté/SP

Assistente Social, Doutora em Serviço Social pela PUC-SP e Docente do Programa Acadêmico e Interdisciplinar em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais da Universidade de Taubaté (UNITAU). 

Downloads

Publicado

2013-12-19

Como Citar

MARCONDES, N. A. V.; BRISOLA, E. M. A. POLÍTICA PÚBLICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO E COMBATE À POBREZA. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.21i2.0005. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 181–192, 2013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/5252. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Condição de Pobreza e Estratégias de Desenvolvimento