SOCIEDADE CIVIL, CONSELHOS GESTORES DE POLÍTICAS PÚBLICAS E SUAS ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL MUNICIPAL. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.21i2.0008

Autores

  • Silmara Carneiro e Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Danuta Estrufika Cantóia Luiz Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palavras-chave:

Democracia. Sociedade civil. Poder local institucionalizado. Conselhos gestores de políticas públicas. Desenvolvimento social municipal.

Resumo

O presente artigo reflete sobre a relevância da participação da sociedade civil nos conselhos gestores de políticas públicas frente ao processo de desenvolvimento social na esfera municipal. Foi construído por meio de pesquisa qualitativa, com referencial teórico pautado em autores que discutem as temáticas: democracia, sociedade civil, poder local institucionalizado, políticas públicas (sociais) e desenvolvimento social municipal. Visa contribuir com o debate acadêmico em torno das temáticas abordadas e principalmente sobre a relevância dos conselhos gestores de políticas públicas como espaços de protagonismo para o fomento do debate do desenvolvimento social. Inscreve-se como uma contribuição para a análise de perspectivas contra-hegemônicas, engendradas na sociedade civil, em sua relação com os avanços necessários no âmbito das instituições democráticas na contemporaneidade. Inscreve-se, ainda, como uma contribuição para o debate dos avanços da inserção da sociedade civil nas políticas públicas (sociais) nos poderes locais como condição necessária para o processo de desenvolvimento social municipal.

Biografia do Autor

Silmara Carneiro e Silva, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG, Especialista em Administração Estratégica de Pessoas pela Faculdade Pe. João Bagozzi, Especialista em Mídia, Política e Atores Sociais pela UEPG, Mestre em Ciências Sociais Aplicadas pela UEPG e Doutoranda em Serviço Social e Política Social pela Universidade Estadual de Londrina. Assistente Social da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social do Paraná. E-mail: verdesilmara@yahoo.com.br.

Danuta Estrufika Cantóia Luiz, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG, Mestre e Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora do Departamento de Serviço Social e do Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas da UEPG. E-mail: danutaluiz88@gmail.com.

Downloads

Publicado

2013-12-20

Como Citar

SILVA, S. C. e; LUIZ, D. E. C. SOCIEDADE CIVIL, CONSELHOS GESTORES DE POLÍTICAS PÚBLICAS E SUAS ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL MUNICIPAL. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.21i2.0008. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 215–226, 2013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/5358. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Condição de Pobreza e Estratégias de Desenvolvimento