O TRATAMENTO DA VIOLÊNCIA URBANA NAS REVISTAS NACIONAIS. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.22i2.0007

Autores

  • Caroline Leal Univali
  • Carlos Alberto de Souza Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palavras-chave:

revistas, violencia urbana, sensacionalismo

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o tratamento das revistas Veja, Isto é, Época e Carta Capital sobre o tema da violência urbana. As publicações, consolidadas no mercado editorial, utilizam-se de diversas estratégias jornalísticas para atingir o público, uma das quais é potencializar em suas capas e reportagens as tragédias vivida pela nação brasileira – por exemplo, crime organizado, tráfico de drogas e assassinatos. A investigação permitiu apontar, também, as contribuições que os periódicos oferecem à solução de tais problemas, se apontam os caminhos para que a violência no Brasil possa ser resolvida. As informações foram interpretadas com o uso das técnicas da Análise de Conteúdo, por meio de um cruzamento entre as abordagens qualitativa e quantitativa. Também foi utilizado o método comparativo e a pesquisa bibliográfica.

 

Biografia do Autor

Caroline Leal, Univali

Graduada em Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí, onde integrou o Laboratório de Pesquisa Comunicação e Estética desenvolvendo trabalhos científicos sobre a área da comunicação e do Jornalismo.

Carlos Alberto de Souza, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professor do Curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Dutor em Ciência Humanas (Interdisciplinar) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande de Sul. Graduado em Jornalismo-UFSC e especialista em psicologia da comunicação -UFSC.

Downloads

Publicado

2014-09-27

Como Citar

LEAL, C.; SOUZA, C. A. de. O TRATAMENTO DA VIOLÊNCIA URBANA NAS REVISTAS NACIONAIS. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.22i2.0007. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 205–2013, 2014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/6051. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Violência Urbana - Volume II