DARK TURISMO: A POSSIBILIDADE DE UM ELO ENTRE O TURISMO E OS RESULTADOS DA VIOLÊNCIA URBANA. Doi:10.5212/PublicatioCi.Soc.v.22i1.0006

Autores

  • Luana Aparecida Trzaskos Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Márcia Dropa Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Luiz Fernando de Souza Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palavras-chave:

Dark Turismo, Violência, Cenários

Resumo

Este trabalho tem por objetivo refletir sobre os elos estabelecidos entre a atividade turística e os impactos gerados pela violência urbana. Tornando-se um conceito a ser aplicado, surge o Dark Turismo, tendência que tem seus estudos em crescimento, apesar de alguns atrativos ligados a esta segmentação serem utilizados como destinos diretos ou indiretos. Para o embasamento desta pesquisa, foram utilizadas referências bibliográficas que vão além do campo de Turismo. O foco deste artigo são os cenários marcados pela violência que posteriormente tornaram-se cenários turísticos, precisamente os casos do Rio de Janeiro, no caso da Chacina da Candelária. Finalmente, representou-se nítida a importância de desenvolver esta temática em novas pesquisas, pois as referências atuais são escassas. Por tratar-se de um assunto novo, torna-se cada vez mais instigante em virtude de sua função referente ao repasse de informação e conhecimento, tendo em vista que se destaca como um objetivo do Dark Turismo, propiciar a sensibilização da sociedade contemporânea sobre atos frustrados, principalmente os que tiveram ação negativa ao próximo. Considera-se que o Dark Turismo pode atuar como agente de reflexão, possibilitando mudanças no que diz respeito à atual situação da sociedade perante as ações decorrentes da violência urbana.

Biografia do Autor

Luana Aparecida Trzaskos, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduanda de Bacharelado em Turismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Márcia Dropa, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduada em Pedagogia e História ela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Mestre em História ela Universidade  Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atual professora do Departamento de Turismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Luiz Fernando de Souza, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduado em Turismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Mestre em Hotelaria e Turismo pela Universidade do Vale do Itajaí e doutor pela Universidade Federal de Santa Catarina em Engenharia da Produção. Atualmente é professor do departamento de Turismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Downloads

Publicado

2014-08-12

Como Citar

TRZASKOS, L. A.; DROPA, M.; SOUZA, L. F. de. DARK TURISMO: A POSSIBILIDADE DE UM ELO ENTRE O TURISMO E OS RESULTADOS DA VIOLÊNCIA URBANA. Doi:10.5212/PublicatioCi.Soc.v.22i1.0006. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 65–72, 2014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/6124. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Violência Urbana - Volume I