A PRIMAVERA JUVENIL NO BRASIL E NO MUNDO: O “SENSO DE POSSIBILIDADE” E O SENTIDO DA “PÓS-HISTÓRIA” EM JOGO NO APROFUNDAMENTO DO SENTIDO DA DEMOCRACIA. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.22i2.0008

Autores

  • Mônica G.T. do Amaral
  • Tiago Lazzarin Ferreira Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

manifestações juvenis, pós-história, culturas negras

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão a respeito das manifestações juvenis de junho de 2013 no Brasil, em que analisa seu papel no aprofundamento do sentido de democracia, inspirando-se nas ideias de Robert Musil sobre o “senso de possibilidade” e no debate sobre a “pós-história”, tal como propõe Vilém Flusser. Comparando-as com a Primavera Árabe, procura-se abordar criticamente as interpretações apresentadas sobre o fenômeno, tanto de intelectuais brasileiros, como do estrangeiros, tomando como base as ideias desses autores, ou mesmo as análises sobre o papel das “redes sociais” e das “tecnoimagens” no desencadeamento de manifestações de massa lideradas por uma juventude ávida por encontrar canais de participação efetivos. Ressalta-se a atualidade de Flusser para pensar a crise da experiência, sobretudo em países como o nosso, onde a dominância da cultura africana confere novos sentidos ao engajamento político e à vida social, pautados pela estética e a sabedoria ancestral de culturas não ocidentais.

Biografia do Autor

Tiago Lazzarin Ferreira, Universidade de São Paulo

Doutorando em Educação pela Universidade de São Paulo, na linha de pesquisa Psicologia e Educação

Downloads

Publicado

2014-09-27

Como Citar

DO AMARAL, M. G.; FERREIRA, T. L. A PRIMAVERA JUVENIL NO BRASIL E NO MUNDO: O “SENSO DE POSSIBILIDADE” E O SENTIDO DA “PÓS-HISTÓRIA” EM JOGO NO APROFUNDAMENTO DO SENTIDO DA DEMOCRACIA. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.22i2.0008. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 215–228, 2014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/6302. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Violência Urbana - Volume II