COMUNICAÇÃO E VIOLÊNCIA URBANA: TRÊS TEXTOS EM QUE A INTERTEXTUALIDADE CONSTROI O DISCURSO. Doi:10.5212/PublicatioCi.Soc.v.22i1.0008

Autores

  • Marta Cardoso de Andrade Universidade Salvador/Faculdade Ruy Barbosa/Faculdade Área1
  • Hélder Uzêda Castro Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Violência Urbana, Comunicação, Discurso, Intertextualidade, Ethos.

Resumo

Este artigo visa apresentar uma reflexão sobre a intertextualidade como um princípio constitutivo que trata o texto como uma comunhão de discursos, bem como estudar como esses discursos são construídos para imputar sentido às produções textuais. Para tanto, foram selecionados três textos, oriundos do trabalho da Comunicação Social: uma charge, uma tirinha e um anúncio publicitário. Foram utilizados as seguintes teorias como base para as análises empreendidas: a Análise do Discurso (AD), de linha francesa; e a Linguística Textual; sendo que a primeira constitui-se igualmente uma metodologia que direciona os estudos focados em discursos.

Biografia do Autor

Marta Cardoso de Andrade, Universidade Salvador/Faculdade Ruy Barbosa/Faculdade Área1

Professora Adjunta da Universidade Salvador, da Faculdade Ruy Barbosa e da Faculdade Área1; Doutora e Mestra em Letras, com corpus de pesquisa na área da Comunicação Organizacional, pela UFBA; Especialista em Avaliação, pela UNEB, e em Gramática e Texto da Língua Portuguesa, pela UNIFACS; Bacharel em Comunicação Social pela FACS e Licenciada Plena em Língua Portuguesa pela UNEB.

Hélder Uzêda Castro, Universidade Federal da Bahia

Doutorando (UFBA), Mestre (UNIFACS) e Bacharel (UNIRB) em Administração; Consultor de Empresas na área de Governança Corporativa pela Lex Consult.

Downloads

Publicado

2014-08-12

Como Citar

ANDRADE, M. C. de; CASTRO, H. U. COMUNICAÇÃO E VIOLÊNCIA URBANA: TRÊS TEXTOS EM QUE A INTERTEXTUALIDADE CONSTROI O DISCURSO. Doi:10.5212/PublicatioCi.Soc.v.22i1.0008. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 91–102, 2014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/6326. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Violência Urbana - Volume I