Assédio Moral nas Organizações: Impactos e o Papel dos Profissionais de Recursos Humanos.

Autores

  • Cacilda Nacur Lorentz Universidade FUMEC
  • Luiz Claudio de Lima IBMEC - MG
  • Antônio Del Maestro Filho UFMG

Palavras-chave:

Assédio moral, violência no trabalho, recursos humanos

Resumo

Este ensaio teórico objetiva promover reflexões sobre o assédio moral nas organizações e discutir a posição dos profissionais de recursos humanos. Busca compreender o assédio moral conceitualmente, contextualizado no sistema macro econômico-social, além de analisá-lo à luz dos processos de Recursos Humanos. Subliminarmente, ressaltou a importância estratégica da área de Recursos Humanos nas organizações, e também apresenta críticas sobre as práticas de gestão quando se mostram inadequadas.  Entre as conclusões, destaca-se que o assédio moral no trabalho tem causas múltiplas, caracterizando-se como um problema grave que requer soluções integradas. Os profissionais de RH ainda se envolvem pouco nestas questões e precisam de melhor capacitação para lidar adequadamente com o assédio moral. Este quesito é preponderante para o sucesso das pessoas e das equipes de trabalho, na medida em que se nota uma premência no resgate de valores éticos e no estabelecimento de relacionamentos interpessoais baseados no respeito pelo ser humano. 

Biografia do Autor

Cacilda Nacur Lorentz, Universidade FUMEC

Doutora em Administração pela UFMG, mestre em administração, psicológa. Professora da Universidade FUMEC e  consultora organizacional na área de gestão de pessoas.

Luiz Claudio de Lima, IBMEC - MG

 o.

Professor do IBMEC /Belo Horizonte, doutor em Administração pela Universidade FUMEC, mestre em engenharia de produção pela UFSC, administrador de empresas. Atua com consultor organizacional e professor de cursos de graduação e pós-graduação.

Antônio Del Maestro Filho, UFMG

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Ciências Administrativas da FACE/UFMG  (área de organização e recursos humanos), dos cursos de graduação e pós-graduação lato sensu e stricto sensu.

Downloads

Publicado

2015-09-11

Como Citar

LORENTZ, C. N.; LIMA, L. C. de; MAESTRO FILHO, A. D. Assédio Moral nas Organizações: Impactos e o Papel dos Profissionais de Recursos Humanos. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 23, n. 2, 2015. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/6858. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos