A PRESENÇA DA CULTURA INFORMÁTICA NAS ESCOLAS
Palavras-chave:
Domínio tecnológico, Cultura informática, Cultura tecnológica, Profissional de informática.Resumo
Esta investigação é sobre como a cultura informática se constitui no âmbito das práticas pedagógicas da escola. Para isso ouvimos alunos, professores e o profissional de informática “residente” na escola. É a partir desse olhar que se elabora o presente trabalho, desenvolvido em duas linhas de investigação: a observação do espaço da escola e a escuta dos seus integrantes. Realizamos reuniões e entrevistas para que os agentes da comunidade escolar pudessem expor as expectativas e frustrações que acompanham a aquisição e manutenção de equipamentos tecnológicos. Os principais referenciais teóricos utilizados foram: Foucault(2003), Deleuze(1992), Machado(2000;2002), Casement e Armstrong(2001) e Cambraia(2013). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou a análise textual discursiva. Teve como campo empírico sete escolas do município de Ijuí. Através da análise dos relatos diagnosticamos a necessidade de que as escolas construam seus próprios caminhos com a informática e educação, priorizando a produção do conhecimento.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Site licenciado: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Este posicionamento está de acordo com as recomendações de acesso aberto da Budapest Open Access Initiative (BOAI).