COMUNIDADES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM – BLOG: PREMISSAS SOBRE UMA PESQUISA

Autores

  • Andréa Flávia de Brito Gonçalves UNITAU
  • Marlene Bíscolo Parrilla UNITAU
  • Márcia Maria Dias Reis Pacheco UNITAU

Palavras-chave:

Tecnologias, pré-teste, comunidades virtuais de aprendizagem, blog.

Resumo

O objetivo do presente estudo foi analisar os resultados obtidos com a aplicação de um pré-teste, do qual utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário com questões fechadas. A coleta dos dados foi realizada em uma escola estadual localizada em uma cidade situada na região metropolitana de São Paulo. Para tanto, foram elaboradas algumas questões pertinentes, como: a) analisar as perguntas e sua pertinência em relação aos objetivos específicos da pesquisa; b) observar se as respostas obtidas realmente são eficazes para o desenvolvimento da pesquisa. Os resultados demonstraram que a validação do instrumento proposto foi essencial para verificação de ajustes, como também, para validar o instrumento para a futura coleta de dados no que se refere à uma pesquisa[1] em andamento.


[1]  Refere-se à uma dissertação de Mestrado intitulada “O Blog no contexto educacional: o uso deste ambiente virtual em escolas públicas”.    

Biografia do Autor

Andréa Flávia de Brito Gonçalves, UNITAU

Mestranda, Pedagoga e Professora de Ensino Fundamental da reded municipal de educação.

Marlene Bíscolo Parrilla, UNITAU

Mestranda, Pedagoga e professora de Ensino Fundamental.

 

Márcia Maria Dias Reis Pacheco, UNITAU

Docente do Programa de Mestrado Interdisciplinar em Desenvolvimento Humano:Formação, Politicas e Práticas Sociais da Universidade de Taubaté (UNITAU)

 

Downloads

Publicado

2015-09-11

Como Citar

GONÇALVES, A. F. de B.; PARRILLA, M. B.; PACHECO, M. M. D. R. COMUNIDADES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM – BLOG: PREMISSAS SOBRE UMA PESQUISA. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 23, n. 2, 2015. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/7375. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos