Corporeidade e libertação: pensando a libertação erótica a partir de Enrique Dussel

Autores

  • Luis Fernando Carvalho Sousa Unioeste

Palavras-chave:

erótica, libertação, mulher, alteridade, totalidade, corporeidade

Resumo

A erótica na filosofia de Enrique Dussel constitui-se, basicamente, na relação amante/amado (ou, ainda, varão/mulher). O filósofo pontua que, a partir de um ideário de dominação centrado na satisfação dos desejos do amante sobre o amado, a erótica estabeleceu com as mulheres um momento além da negação de sua identidade, a negação de sua corporeidade. Nesse sentido, formula sua libertação a partir de uma opção ética que se pauta na realidade material do sujeito oprimido.

A partir da crítica aos modelos sociais excludentes, Dussel propõe que a libertação erótica considere, essencialmente, uma realidade corporal vivida pela mulher oprimida, de maneira a responder às questões: (1) Qual é a proposta dusseliana de libertação erótica?  (2) Qual é o sentido de sua libertação corporal?

Para isso, será necessária uma exposição dos conceitos do autor no que se refere à ética e às relações antropológicas.  

Biografia do Autor

Luis Fernando Carvalho Sousa, Unioeste

Estudante de filosofia na área de ética e política

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2016-12-07

Como Citar

SOUSA, L. F. C. Corporeidade e libertação: pensando a libertação erótica a partir de Enrique Dussel. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 24, n. 2, 2016. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/9041. Acesso em: 26 abr. 2024.