Das práticas culturais à violência contra a mulher em Moçambique

Autores

  • Zeferino Barros José Instituto de Medicina Social - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Palavras-chave:

Lobolo, Moçambique, Patriarcado, Ritos de iniciação, Violência contra mulher

Resumo

Esta pesquisa versa sobre práticas culturais que contribuem para o incitamento à violência contra a mulher. Em Moçambique, os ritos de iniciação assumem uma componente educativa que inibe a mulher de reagir a quaisquer comportamentos emitidos pelo parceiro conjugal, considerando-se falta de respeito desafiar ou contradizer o homem. A educação tradicional trata de moldar a mulher à obediência e submissão, o que a deixa propensa à violência doméstica. Ora, o lobolo é uma cerimónia matrimonial em que a mulher é entregue ao homem através de troca de bens, uma espécie de mercantilização social. Este matrimônio faz com que a mulher esteja sujeita a suportar qualquer tipo de trato; é uma forma de dominação institucionalizada pela sociedade que contribui para o despoletar da violência contra a mulher.

Biografia do Autor

Zeferino Barros José, Instituto de Medicina Social - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, área de Concentração em Ciencias Humanas e Saúde, linha de pesquisa: violências Públicas e Privadas.

Downloads

Publicado

2016-12-07

Como Citar

JOSÉ, Z. B. Das práticas culturais à violência contra a mulher em Moçambique. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 24, n. 2, 2016. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/9279. Acesso em: 29 mar. 2024.