POLÍTICAS PÚBLICAS NA ÓTICA DOS DIREITOS HUMANOS DAS MULHERES EM MOÇAMBIQUE (1964-2016)

Autores

  • Zeferino Barros José Instituto de Medicina Social - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Palavras-chave:

Direitos Humanos das Mulheres, Justiça Restaurativa, Políticas Públicas, Moçambique, Violência doméstica e familiar

Resumo

Este artigo aborda as políticas públicas implementadas pelo Governo moçambicano em prol dos Direitos humanos das mulheres. A questão de base aqui arrolada focaliza-se para a compreensão do percurso político-histórico do advento de mecanismos legislativos e práticas institucionais, neste caso da lei da família, da lei sobre a violência doméstica praticada contra a mulher no âmbito das relações conjugais e familiares dos Gabinetes de Atendimento à Mulher e Crianças Vítimas de Violência Doméstica, que têm como foco o enfrentamento da violência doméstica e familiar, sob ponto de vista dos Direitos Humanos das mulheres, a partir de uma articulação feita em torno do horizonte advindo desde a primeira Constituição da República Popular de Moçambique, durante a proclamação da Independência Nacional, em 1975. 

Biografia do Autor

Zeferino Barros José, Instituto de Medicina Social - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, área de Concentração em Ciencias Humanas e Saúde, linha de pesquisa: violências Públicas e Privadas.

Downloads

Publicado

2017-05-25

Como Citar

JOSÉ, Z. B. POLÍTICAS PÚBLICAS NA ÓTICA DOS DIREITOS HUMANOS DAS MULHERES EM MOÇAMBIQUE (1964-2016). Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 25, n. 1, 2017. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/9352. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos