APLICAÇÃO DOS NÚCLEOS DE SIGNIFICAÇÃO COMO MÉTODO DE ANÁLISE PARA ENTREVISTA: A ESCOLHA PROFISSIONAL DE UM ADOLESCENTE

Autores

  • José Edson Silva Universidade de Taubaté - SP

Palavras-chave:

Sentidos, núcleos de significação, escolha profissional, adolescente

Resumo

Este artigo tem como objetivo aplicar a análise dos núcleos de significação como instrumento para apreensão dos sentidos da escolha profissional para um adolescente. Foi realizada entrevista semiestruturada com base em dezessete perguntas norteadoras com a finalidade de identificar os principais aspectos relacionados à escolha profissional do jovem no final do ensino médio numa escola pública sob o viés contextualizado de um pequeno município no qual está instalada uma grande indústria. Foram debatidas no decorrer das fases da análise a ausência da prática da orientação profissional e suas implicações. Seguiu-se o roteiro da elaboração de quadros de pré-indicadores e indicadores, com a posterior análise intranúcleos e internúcleos, respeitando o método recomendado nas análises dos núcleos de significação. Ao final entende-se que houve aproximação das zonas de sentido contidas na fala do sujeito, dessa forma o instrumento utilizado mostrou-se relevante na análise dos significados.

Biografia do Autor

José Edson Silva, Universidade de Taubaté - SP

Mestre em Desenvolvimento Humano pela Universidade de Taubaté, Especialista em Gestão da Produção pela UNESP de Guaratinguetá e Tecnólogo em Mecânica pelas Faculdades Integradas de Cruzeiro.

Downloads

Publicado

2017-12-21

Como Citar

SILVA, J. E. APLICAÇÃO DOS NÚCLEOS DE SIGNIFICAÇÃO COMO MÉTODO DE ANÁLISE PARA ENTREVISTA: A ESCOLHA PROFISSIONAL DE UM ADOLESCENTE. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 25, n. 3, p. 387, 2017. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/9835. Acesso em: 23 nov. 2024.