DARK TURISMO: A POSSIBILIDADE DE UM ELO ENTRE O TURISMO E OS RESULTADOS DA VIOLÊNCIA URBANA. Doi:10.5212/PublicatioCi.Soc.v.22i1.0006

Autores

Palavras-chave:

Dark Turismo, Violência, Cenários

Resumo

Este trabalho tem por objetivo refletir sobre os elos estabelecidos entre a atividade turística e os impactos gerados pela violência urbana. Tornando-se um conceito a ser aplicado, surge o Dark Turismo, tendência que tem seus estudos em crescimento, apesar de alguns atrativos ligados a esta segmentação serem utilizados como destinos diretos ou indiretos. Para o embasamento desta pesquisa, foram utilizadas referências bibliográficas que vão além do campo de Turismo. O foco deste artigo são os cenários marcados pela violência que posteriormente tornaram-se cenários turísticos, precisamente os casos do Rio de Janeiro, no caso da Chacina da Candelária. Finalmente, representou-se nítida a importância de desenvolver esta temática em novas pesquisas, pois as referências atuais são escassas. Por tratar-se de um assunto novo, torna-se cada vez mais instigante em virtude de sua função referente ao repasse de informação e conhecimento, tendo em vista que se destaca como um objetivo do Dark Turismo, propiciar a sensibilização da sociedade contemporânea sobre atos frustrados, principalmente os que tiveram ação negativa ao próximo. Considera-se que o Dark Turismo pode atuar como agente de reflexão, possibilitando mudanças no que diz respeito à atual situação da sociedade perante as ações decorrentes da violência urbana.

Biografia do Autor

  • Luana Aparecida Trzaskos, Universidade Estadual de Ponta Grossa
    Graduanda de Bacharelado em Turismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.
  • Márcia Dropa, Universidade Estadual de Ponta Grossa
    Graduada em Pedagogia e História ela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Mestre em História ela Universidade  Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atual professora do Departamento de Turismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa.
  • Luiz Fernando de Souza, Universidade Estadual de Ponta Grossa
    Graduado em Turismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Mestre em Hotelaria e Turismo pela Universidade do Vale do Itajaí e doutor pela Universidade Federal de Santa Catarina em Engenharia da Produção. Atualmente é professor do departamento de Turismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Downloads

Publicado

2014-08-12

Edição

Seção

Violência Urbana - Volume I

Como Citar

DARK TURISMO: A POSSIBILIDADE DE UM ELO ENTRE O TURISMO E OS RESULTADOS DA VIOLÊNCIA URBANA. Doi:10.5212/PublicatioCi.Soc.v.22i1.0006. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 65–72, 2014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/6124. Acesso em: 30 abr. 2026.