O trabalho colaborativo nas salas de recursos multifuncionais

relato de experiência no atendimento educacional especializado em Pinhais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.2025.24038

Palavras-chave:

Educação inclusiva, trabalho colaborativo, atendimento educacional especializado (AEE)

Resumo

A implementação do projeto piloto de Atendimento Educacional Especializado (AEE) no município foi um marco na reorganização do suporte à inclusão escolar. A iniciativa começou com a organização de duas turmas de Salas de Recursos Multifuncionais em um mesmo espaço e evoluiu para atender 21 Unidades de Ensino, com 32 Salas de Recursos Multifuncionais, das quais 11 adotaram práticas colaborativas no AEE. Essa abordagem colaborativa trouxe inovação, permitindo uma resposta rápida à crescente demanda de matrículas no AEE sem exigir grandes investimentos em infraestrutura. Entretanto, o aumento de alunos atendidos em espaços preparados para uma capacidade menor gerou desafios, como a necessidade de adequar o espaço físico para acomodar dois profissionais atuando simultaneamente. Ainda assim, a articulação colaborativa permitiu que as intervenções ocorressem, atendendo os diferentes níveis de suporte e especificidades dos estudantes. Observou-se que o contato direto entre profissionais e estudantes facilitou o apoio às professoras do ensino regular, favorecendo maior inclusão nas unidades de ensino. O trabalho colaborativo já é efetivo na rede municipal de educação de Pinhais. O desafio agora é capacitar continuamente os profissionais envolvidos, promover a troca de experiências e supervisionar práticas, garantindo que essa abordagem resulte em um maior desenvolvimento dos estudantes e de um ensino inclusivo de qualidade para todos.

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Biografia do Autor

Rafaella Hanauer Benedetti, UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa

Coordenadora das Salas de Recursos Multifuncionais no departamento de Inclusão e Educação Especial da prefeitura de São José dos Pinhais/PR. Carreira desenvolvida na área de Pedagogia e Educação Especial, Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, Inclusão e Educação Especial. Com experiência na regência de aulas, orientação de famílias, professores e alunos, elaboração de atividades interdisciplinares, desenvolvimento e implementação de projetos educacionais e pedagógicos assim como atendimento educacional especializado para crianças público alvo da educação especial. Iniciei minha carreira nesta área quando fiz o Magistério/curso Normal o que me deu grande noção de disciplina, responsabilidade, dedicação e trabalho em equipe. A partir desta experiência, desenvolvi as minhas principais características profissionais: determinação e interesse por novos conhecimentos. Minhas escolhas e ações são baseadas em um objetivo central: atuar na área de educação, com o intuito de transformar realidades e contribuir para a formação ética e solidária dos educandos, sem deixar de lado o aprimoramento dos processos de ensino e de aprendizagem. Especialista em Educação Inclusiva, Neuropsicopedagoga com ênfase em avaliação pela FAE Business School, Mestre pelo Programa de Mestrado em Educação Inclusiva pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (PROFEI) cuja linha de pesquisa buscou compreender o impacto do trabalho colaborativo entre professores do ensino regular e do Atendimento Educacional Especializado na inclusão de educandos com deficiência. Membro do Grupo de Pesquisa "Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas, envelhecimento, direitos humanos e inclusão - NEPEDHI".

Everson Manjinski, UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa

Cientista Social e Professor da Graduação e Pós-graduação lato-sensu da Universidade Estadual de Ponta Grossa e Professor do Programa de Pós-Graduação stricto-sensu Mestrado em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI), Pós-Doutor e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG (PPGE/UEPG), Pós-doutor em Ciências Jurídicas (UNLM), Doutor(UAA) e Mestre em Direito (UAA). Também é Mestre em Ciências Sociais Aplicadas (UEPG), tendo cursado bacharelado em Direito (UEPG) e licenciatura em Letras (UEPG). Autor de vários livros e artigos. Pesquisador certificado do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas, envelhecimento, direitos humanos e inclusão (NEPEDHI) e integrante do Grupo de Pesquisa Políticas públicas, educação permanente e práticas educacionais de jovens, adultos e idosos. Como professor do PROFEI é avaliado na nova área de avaliação (out/2023) do Capes: Ciências e Humanidades para a Educação Básica. Tem experiência na área de Educação Superior. Atua nas linhas de pesquisa em Educação Inclusiva, direitos humanos e ensino superior. Sua linha de pesquisa está calcada no Projeto "Os direitos humanos como reflexo de internacionalização luso-espanhola, africana na educação inclusiva brasileira".

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Publicado

2025-05-05

Como Citar

BENEDETTI, R. H.; MANJINSKI, E. O trabalho colaborativo nas salas de recursos multifuncionais: relato de experiência no atendimento educacional especializado em Pinhais. Revista Teias de Conhecimento, [S. l.], v. 1, n. 5, 2025. DOI: 10.5212/RevTeiasConhecimento.2025.24038. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/24038. Acesso em: 25 maio. 2025.