Autoridade docente

Uma questão sobre gênero e raça

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5935/2177-6644.20220009

Resumo

Este artigo pretende tensionar um debate acerca de um dos resultados obtidos através de uma pesquisa de mestrado de cunho qualitativo que analisou as percepções de autoridade de professoras iniciantes que atuam em escolas públicas do ensino médio e suas relações com o gênero. Foram entrevistadas sete professoras que atuam no ensino médio e público de Minas Gerais. Dentre os resultados da pesquisa, contatou-se que o fator raça do professor também pode influenciar na legitimidade da autoridade docente.

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Biografia do Autor

Mariana Corradi Bruno (UFJF), Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Doutoranda em educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mestra em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Psicóloga pelo Centro Universitário UNA. 

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Publicado

2022-04-28