Da armadilha da identidade às alianças performativas

Por uma luta política de coalizão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5935/2177-6644.20230044

Resumo

O artigo trata da questão da identidade e do identitarismo no interior da luta política baseada e norteada pela representatividade. Partimos da problemática do identitarismo como meio pelo qual indivíduos organizam suas ações nas coletividades políticas contemporâneas, considerando as ideias centrais de Haider (2019) e Butler (2018a, 2018b). O objetivo da pesquisa é compreender o porquê da identidade se tornar um marcador problemático para o êxito das conquistas de grupos sociais. 

Palavras-chave: identidade; identitarismo; alianças; performatividade.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Inácio Antonio Mariz (UFAL), Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas (2018 - 2020). Linha de Pesquisa: Saúde, clínica e práticas psicológicas. Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Campina Grande (2010-2017). Atua com atendimento psicoterapêutico desde 2017. Realiza pesquisas em Psicanálise - sobretudo no que se refere à Clínica, Saúde Mental e a intersecção entre Psicanálise, Política e Teoria Social. Realizou pesquisas acadêmicas relacionadas à Psicopatologia, Precariedade e Vulnerabilidade social e racionalidade neoliberal. Também possui interesse por temas nas áreas de Filosofia, Ética e Sociedade. 

Samuel Nantes (UFAL), Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), na linha de pesquisa Saúde, Clínica e Práticas Psicológicas. Tem interesse nas áreas de Teoria Psicanalítica, Clínica Psicanalítica, Psicanálise e Política, Psicanálise e Filosofia Social Crítica, Saúde Mental e Medicalização.

Downloads

Publicado

2023-11-23