Aprendendo com os mortos

Uma análise do necrosimulacro de Agatha Christie do curso de escrita criativa da BBC Maestro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5935/2177-6644.20250031

Resumo

Este artigo analisa o curso Agatha Christie: Writing (BBC Maestro, 2025) como exemplo de um novo regime simbólico da morte na cultura digital. A partir da noção de simulacro em Baudrillard (1991), propõe o conceito de necrosimulacro para interpretar figuras pós-morte reprogramadas por algoritmos e herdeiros, discutindo implicações éticas, culturais e mercadológicas da mercantilização da ausência.


Palavras-chave: Necrosimulacro. Simulacro. Morte. Cultura Digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jaimeson Machado Garcia (UNISC), Universidade de Santa Cruz do Sul

Graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA, 2013) e em Comunicação Social - Produção Editorial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 2014). Mestre em Letras pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), com bolsa do Programa BIPSS (Edital 01/2019). Doutor em Letras pela mesma instituição, com bolsa PROSUC/CAPES - Modalidade II. No segundo semestre de 2023, realizou um doutorado-sanduíche no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), sob co-orientação da Prof. Dra. Lucia Santaella. 

Priscila Gonçalves Magossi (PUC-SP), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutora em Comunicação e Semiótica (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2010-2014). Pós-doutora em Comunicação e Cultura Midiática (Universidade Paulista, 2022-2023). Diretora Editorial da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber/Biênio 2024-2025). Pesquisadora do Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Comunicação e Cibercultura (CENCIB/PUC-SP) e do grupo de Pesquisas em Mídia e Estudos do Imaginário (UNIP).

Downloads

Publicado

2025-11-17