Educadores em disputa: Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná Regional de Irati/PR (1998-2002)
Palavras-chave:
campo político, sindicalismo, poder.Resumo
Resumo: O artigo discute o o processo de implantação do núcleo regional da APP-Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná, em Irati/PR. O objetivo foi perceber o processo em suas implicações históricas e políticas dentro da classe dos trabalhadores em educação. O recorte temporal tem por base a constituição do sindicato em 1988, e a efetivação da sede regional de Irati, em 2002. Foram utilizadas entrevistas e materiais impressos, tais como atas, boletins e folhetos produzidos pela entidade.
Abstract: The article discusses the process of implanting the regional office of the public education workers’ syndicate (APP-Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública) in the city of Irati, Paraná. The objective was to perceive the process in its historical and political implications within the education-working class. The time range is based on the syndicate foundation in 1988 and the effective opening of the Irati regional headquarters in 2002. Interviews and printed materials have been used, such as logs, newsletters, and pamphlets produced by the entity.
Resúmen: Se discute el proceso de creación del nucleo regional de la APP-Sindicato de los Trabajadores en Educación Pública de Paraná, en la ciudad de Irati/PR. Se buscó leer el proceso en su mirada historica y política por la clase de los trabajadores en educación, de 1988 a la creación de la ofician regional de Irati, el 2002. Fueron usados testimonios y materiales de la prensa y otros documentos del sindicato.
Métricas
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.