Um passeio pelas ruas de Ponta Grossa: décadas de 1980 - 2000, um olhar sobre arte marginal.<p>A ride by the streets of Ponta Grossa: decades de 1980 - 2000.<p>Un paseo por las calles de Ponta Grossa: décadas de 1980 - 2000.
Palavras-chave:
Pichação, Arte marginal, Atuação social.Resumo
O presente trabalho tem por finalidade acreditar a arte marginal como meio de manifestação sócio/político/cultural, resgatando da opinião pública um conceito mais atual e natural de arte, sem, contudo deixar de explicitar a preocupação com o acréscimo ideológico e contestatório que a prática da pichação tem em sua função originária. Acreditando indivisível a relação artista/manifestação, abrimos aqui um caminho de interpretação para mais uma manifestação pública da obra e da idéia de artistas urbanos, em geral, anônimos que visam deixar “sua marca” em uma sociedade marcada pela exclusão de tudo que foge aos seus parâmetros.Abstract
This study aims to accredit the marginal art as a means of social/ political / cultural expression, rescuing from a public opinion latest and natural concept of art, without, however fail to explain the concern with the contesting and ideological addition that the graffiti practical has on its original function. Believing to be indivisible the relationship artist / exhibition, opened here a way of interpretation for a public manifestation else of the work and the idea of urban artists in general, anonymous that intend to leave "their mark" in a marked society by the exclusion of everything that fleeing their parameters.
Keywords: Graffiti, marginal art, social action.
Resumen
El presente estudio tiene como objetivo acreditar arte outsider como medio de manifestación socio / político / culturales, rescatando al público un concepto más actual y el arte natural, sin dejar de preocupación explícita con la incorporación ideológica y la impugnación de la práctica el graffiti tiene en su función original. Creer relación indivisible artista / demostración, aquí abrimos un camino de interpretación para una demostración pública de la obra y la idea de los artistas urbanos en general, anónimo dirigido dejar "huella" en una sociedad marcada por la exclusión de todo lo que huye a sus parámetros.
Palabras clave: Pintada, arte outsider, la acción social.
Métricas
Carregando Métricas ...
Downloads
Publicado
2013-08-13
Edição
Seção
Artigos | Articles | Artículos
Licença
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.