Um passeio pelas ruas de Ponta Grossa: décadas de 1980 - 2000, um olhar sobre arte marginal.<p>A ride by the streets of Ponta Grossa: decades de 1980 - 2000.<p>Un paseo por las calles de Ponta Grossa: décadas de 1980 - 2000.

Autores

  • Rafael Mehret (FIVI)
  • Fernanda Borges Gebeluka (FIVI) Instituto de Cursos Avançados e Pós-Graduação – ESAP/Faculdades Integradas do Vale do Ivaí.

Palavras-chave:

Pichação, Arte marginal, Atuação social.

Resumo

O presente trabalho tem por finalidade acreditar a arte marginal como meio de manifestação sócio/político/cultural, resgatando da opinião pública um conceito mais atual e natural de arte, sem, contudo deixar de explicitar a preocupação com o acréscimo ideológico e contestatório que a prática da pichação tem em sua função originária. Acreditando indivisível a relação artista/manifestação, abrimos aqui um caminho de interpretação para mais uma manifestação pública da obra e da idéia de artistas urbanos, em geral, anônimos que visam deixar “sua marca” em uma sociedade marcada pela exclusão de tudo que foge aos seus parâmetros.

Abstract
This study aims to accredit the marginal art as a means of social/ political / cultural expression, rescuing from a public opinion latest and natural concept of art, without, however fail to explain the concern with the contesting and ideological addition that the graffiti practical has on its original function. Believing to be indivisible the relationship artist / exhibition, opened here a way of interpretation for a public manifestation else of the work and the idea of urban artists in general, anonymous that intend to leave "their mark" in a marked society by the exclusion of everything that fleeing their parameters.
Keywords: Graffiti, marginal art, social action.

Resumen
El presente estudio tiene como objetivo acreditar arte outsider como medio de manifestación socio / político / culturales, rescatando al público un concepto más actual y el arte natural, sin dejar de preocupación explícita con la incorporación ideológica y la impugnación de la práctica el graffiti tiene en su función original. Creer relación indivisible artista / demostración, aquí abrimos un camino de interpretación para una demostración pública de la obra y la idea de los artistas urbanos en general, anónimo dirigido dejar "huella" en una sociedad marcada por la exclusión de todo lo que huye a sus parámetros.
Palabras clave: Pintada, arte outsider, la acción social.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
237
Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 20269
|

Biografia do Autor

Rafael Mehret (FIVI)

Especialista em Arte e Educação pelo Instituto ESAP/Faculdades Integradas do Vale do Ivaí, graduada no ano de 2008 no curso de História Licenciatura pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Fernanda Borges Gebeluka (FIVI), Instituto de Cursos Avançados e Pós-Graduação – ESAP/Faculdades Integradas do Vale do Ivaí.

Especialista em Arte e Educação pelo Instituto ESAP/Faculdades Integradas do Vale do Ivaí, graduada no ano de 2009 no curso de História Licenciatura pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Downloads

Publicado

2013-08-13

Edição

Seção

Artigos | Articles | Artículos