A representação do negro em uma coleção de livros didáticos de Geografia

Autores

  • Jéssica Justino Brandão Universidade Estadual de Londrina
  • Ricardo Lopes Fonseca Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

livro didático, representatividade, racismo, ensino de Geografia.

Resumo

este artigo analisa as relações étnico-raciais nas imagens de uma coleção de livros didáticos de Geografia do Programa Nacional do Livro Didático de 2018, destinada ao Ensino Médio. Para análise da coleção foram contabilizados e categorizados os personagens presentes em fotos e figuras da coleção. Para a contabilização dos personagens foi utilizada a classificação de cor/raça utilizada pelo IBGE. Uma segunda análise foi realizada a partir de fotos que continham um grupo de personagens, ou seja, mais do que dois personagens. Por fim, foi apresentada uma análise qualitativa da forma como os personagens estavam sendo representados. Observou-se que mesmo com uma legislação federal quanto à não descriminação de africanos e afro-brasileiros, a representação dos mesmos ainda merece mais atenção por parte de quem elabora e de quem analisa os livros a serem distribuídos por meio das políticas públicas.

Biografia do Autor

Jéssica Justino Brandão, Universidade Estadual de Londrina

Licencianda em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina.

Ricardo Lopes Fonseca, Universidade Estadual de Londrina

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia: Dinâmica Espaço Ambiental da Universidade Estadual de Londrina - UEL (2012). Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2008), Especialista em Ensino de Geografia pela Univerisade Estadual de Londrina - UEL (2010), Especialista em Educação Especial, Inclusão e Libras pelo Instituto Dimensão (2010), Especialista em Gestão Escolar, Supervisão e Orientação Pedagógica - Uniandrade (2012). Atuando principalmente nos seguintes temas: métodos e práticas em ensino de geografia; inclusão de alunos; formação inicial de geografia e em educação especial.

Downloads

Publicado

2019-09-21

Como Citar

BRANDÃO, J. J.; FONSECA, R. L. A representação do negro em uma coleção de livros didáticos de Geografia. Terr@ Plural, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 347–360, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/12325. Acesso em: 29 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos