A representação do negro em uma coleção de livros didáticos de Geografia
Palavras-chave:
livro didático, representatividade, racismo, ensino de Geografia.Resumo
este artigo analisa as relações étnico-raciais nas imagens de uma coleção de livros didáticos de Geografia do Programa Nacional do Livro Didático de 2018, destinada ao Ensino Médio. Para análise da coleção foram contabilizados e categorizados os personagens presentes em fotos e figuras da coleção. Para a contabilização dos personagens foi utilizada a classificação de cor/raça utilizada pelo IBGE. Uma segunda análise foi realizada a partir de fotos que continham um grupo de personagens, ou seja, mais do que dois personagens. Por fim, foi apresentada uma análise qualitativa da forma como os personagens estavam sendo representados. Observou-se que mesmo com uma legislação federal quanto à não descriminação de africanos e afro-brasileiros, a representação dos mesmos ainda merece mais atenção por parte de quem elabora e de quem analisa os livros a serem distribuídos por meio das políticas públicas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores autorizam a distribuição para indexadores e repositórios institucionais, com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Autores são estimulados a distribuir a versão on line do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.