O Programa Bolsa Família e seus impactos na educação e empoderamento feminino no município de Pinhalão, PR

Autores

  • Anna Thays Hermes Isabel UENP
  • Vanessa Maria Ludka Universidade Estadual do Norte do Paraná

Resumo

Analisar os impactos do Programa Bolsa Família (PBF) é necessário para compreender como as políticas públicas tem sua efetiva relação com o espaço. A pesquisa buscou analisar os impactos do PBF, na área da educação e no empoderamento feminino das famílias beneficiárias do município de Pinhalão-PR. Metodologicamente, este artigo foi realizado por meio de pesquisas bibliográficas, em sites e órgãos governamentais e entrevistas. Pode-se notar os primeiros passos do empoderamento nas beneficiárias, quando se trata de autonomia financeira, a partir da transferência direta de renda. No entanto, embora o PBF também esteja ligado à Educação, não foi possível notar seu impacto na educação do município.

Biografia do Autor

Anna Thays Hermes Isabel, UENP

Graduanda em licenciatura pela Unuversidade Estadual do Norte do Paraná

Vanessa Maria Ludka, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Paraná, Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Geografia: Gestão Ambiental e Biodiversidade pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras (2009). Especialista em Turismo e Planejamento pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras (2006), Licenciada em Geografia pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras (2009) e Bacharel em Turismo pela Universidade da Cidade de União da Vitoria (2004) Professora Substituta da Universidade do Norte do Paraná - UENP - Campus de Cornélio Procópio. Tem experiencia na área de Geografia Agrária, Geografia da Fome e Geografia e do Turismo. Atua principalmente nos seguintes temas: Geografia, Geografia da Fome, Geografia Agrária, Geografia do turismo, Geografia do Paraná e Guerra do Contestado. É membro do Observatório(s) do(s) centenário(s) da Guerra do Contestado.

Downloads

Publicado

2019-09-21

Como Citar

ISABEL, A. T. H.; LUDKA, V. M. O Programa Bolsa Família e seus impactos na educação e empoderamento feminino no município de Pinhalão, PR. Terr@ Plural, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 308–321, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/13058. Acesso em: 8 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos