ESTUDO DE CASO EM BAURU, SP: CIDADES SEM LIMITES NA ‘URBANIZAÇÃO GENERALIZADA’ DE HENRI LEFEBVRE

Autores

  • Lívia Zanelli de Morais Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

artigo

Resumo

Processos urbanos globais emergem também nas cidades médias, a partir de suas lógicas locais, contribuindo para a dissolução do binômio urbano/rural. Este artigo investiga tais processos a partir de um estudo de caso em Bauru, cidade de porte médio localizada no centro-oeste paulista. Retoma a ideia de “urbanização generalizada” de Henri Lefebvre e revela a necessidade de revisão das políticas públicas e de planejamento diante dos fenômenos que não se enquadram nas classificações urbano/rural – e que revelam, portanto, o espraiamento de um tecido urbano desigual e a degradação de paisagens naturais.

 

Biografia do Autor

Lívia Zanelli de Morais, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo

Doutoranda na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (bolsa Fapesp). Mestre pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, 2015 (bolsa Capes). Arquiteta e Urbanista graduada pela Universidade de São Paulo, 2005. Pesquisadora do grupo Pensamento Crítico e Cidade Contemporânea (PC3), desenvolve estudos na área de Arquitetura e Urbanismo, tendo publicações sobre os seguintes temas: arquitetura contemporânea, teoria de arquitetura, processos de projeto, habitação multifamiliar. Lecionou na Universidade do Sagrado Coração e trabalhou em escritórios de arquitetura, entre eles Bjarke Ingels Group.

Downloads

Publicado

2019-12-18

Como Citar

MORAIS, L. Z. de. ESTUDO DE CASO EM BAURU, SP: CIDADES SEM LIMITES NA ‘URBANIZAÇÃO GENERALIZADA’ DE HENRI LEFEBVRE. Terr@ Plural, [S. l.], v. 14, p. 1–17, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/13309. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Cidades Médias de Hoje e do Futuro v.II - artigos