As cidades são pensadas e planejadas para atender interesses de agentes econômicos e políticos: Entrevista com Dra. Maria José M. Calixto

Autores

  • Maria José Martinelli Calixto
  • Jeater Waldemar Maciel Correia Santos Universidade Federal de Mato Grosso, Rondonópolis, MT
  • Sergio Sebastião Negri Universidade Federal de Mato Grosso, Rondonópolis, MT

Palavras-chave:

Entrevistas

Resumo

Trata-se de entrevista concedida pela profa. Dra. Maria José Martinelli Calixto, docente Titular da Universidade Federal da Grande Dourados - MS e  membro da Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias - ReCiMe e do Grupo de Pesquisa TERRHA - Grupo de Estudos sobre Território e Reprodução Social, para o dossiê temático "As Cidades Médias de Hoje e do Futuro".  Nessa entrevista, a professora Maria José responde perguntas sobre: Se realmente é possível distinguir as categorias, "rural e urbano", "campo e cidade"; Quais particularidades distinguem a "cidade" e o "urbano"; Quais são as especificidades do processo de urbanização das cidades brasileiras; Que critérios são mais importantes para a conceituação de metrópoles, cidades médias e cidades pequenas; Qual seria a definição de "cidade média" e por fim, se existe possibilidade de conciliar o processo de urbanização com o "desenvolvimento sustentável".

Downloads

Como Citar

CALIXTO, M. J. M.; SANTOS, J. W. M. C.; NEGRI, S. S. As cidades são pensadas e planejadas para atender interesses de agentes econômicos e políticos: Entrevista com Dra. Maria José M. Calixto. Terr@ Plural, [S. l.], v. 14, p. 1–14, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/13808. Acesso em: 28 set. 2022.

Edição

Seção

Dossiê Cidades Médias de Hoje e do Futuro v.II - entrevistas