Entre morros e olhares: a percepção ambiental de moradores frente aos riscos de deslizamentos em bairros de Caxias/MA

Autores

Palavras-chave:

Vulnerabilidades. Relevo. Subjetividade.

Resumo

Investigações sobre a relação sociedade e natureza são consideradas elementos importantes para a compreensão de uma série de cenários de apropriação, pertencimento e processos associados frente à existência de riscos e vulnerabilidades. Este estudo tem como objetivo compreender a percepção ambiental de moradores dos bairros Cangalheiro e Vila Alecrim, da cidade de Caxias (MA), acerca dos riscos e vulnerabilidades dos eventos de deslizamentos. A metodologia foi sustentada em análise teórica, realização de entrevistas, atividades de campo e geoprocessamento. Foi constatado que, apesar da maioria dos participantes afirmarem que moram em área de risco e que já foram alvos de algum desastre relacionado com a questão topográfica, muitos apontam que não pensam em mudar de endereço, tendo em vista que ali estão suas memórias afetivas e de pertencimento.

Biografia do Autor

Mayara Beatriz Santos Silva Rosário, Universidade Estadual do Maranhão (CESC/UEMA)

Graduanda em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual do Maranhão (CESC/UEMA)

Tiago Caminha de Lima, Universidade Federal do Acre (CAp/UFAC)

Graduado em Geografia (Universidade Estadual do Piauí/UESPI), Mestre em Geografia (Universidade Federal do Piauí/UFPI). Professor do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Acre (CAP/UFAC)

Hikaro Kayo de Brito Nunes, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Graduado em Geografia (Universidade Estadual do Piauí/UESPI), Mestre em Geografia (Universidade Federal do Piauí/UFPI). Professor da Universidade Estadual do Maranhão (CESC/UEMA) e da Universidade Federal do Piauí (CMPP/UFPI).

Downloads

Publicado

2020-02-15

Como Citar

SANTOS SILVA ROSÁRIO, M. B.; CAMINHA DE LIMA, T.; DE BRITO NUNES, H. K. Entre morros e olhares: a percepção ambiental de moradores frente aos riscos de deslizamentos em bairros de Caxias/MA. Terr@ Plural, [S. l.], v. 14, p. 1–18, 2020. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/13841. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Cidades Médias de Hoje e do Futuro v.II - artigos