Distribuição espacial da infestação por hemiparasitas da família Loranthaceae na arborização viária de Blumenau-SC

Autores

  • Ana Carolina Boschetti Universidade Regional de Blumenau https://orcid.org/0000-0001-8557-2443
  • Charles Costa Coelho Mestre em Engenharia Florestal
  • Larissa Álida Bini Mestranda em Engenharia Florestal
  • Laura Grimberg de Sousa Chaveca
  • Julio Cesar Refosco

Palavras-chave:

Erva-de-passarinho, Árvores urbanas, Fitossanidade

Resumo

Este estudo avaliou o grau de infestação de hemiparasitas da família Loranthaceae na arborização urbana viária de Blumenau em 200 amostras pontuais aleatórias considerando um buffer de 100 m. Foram identificados 19 famílias, 33 gêneros e 39 espécies, totalizando 167 árvores. Destas, 66% eram espécies exóticas, sendo 17,3% com algum grau de infestação. Em contrapartida, apenas 1,97% das espécies nativas estavam infectadas por erva-de-passarinho. Mapas de calor apontam que a maior densidade de árvores infestadas se deu em bairros centrais do município, onde há maior presença de arborização viária e, consequentemente, possibilidade de contágio. Recomenda-se intervenção nos indivíduos afetados através de podas e retiradas manuais do hemiparasita. Dada a suscetibilidade de infestação em árvores exóticas recomenda-se sua substituição por espécies menos suscetíveis.

Biografia do Autor

Ana Carolina Boschetti, Universidade Regional de Blumenau

Bióloga, Mestre em Engenharia Florestal pela FURB (Fundação Universidade Regional de Blumenau), linha de pesquisa: Conservação e Restauração de Ecossistemas Florestais e tema de pesquisa. Possui experiência profissional no viveiro de produção de mudas da Companhia Paranaense de Energia Elétrica. Atua principalmente na arborização de vias públicas. Integrante do projeto de pesquisa para Elaboração do Plano Municipal de Arborização Urbana de Blumenau. 

Downloads

Publicado

2020-12-05

Como Citar

BOSCHETTI, A. C.; COSTA COELHO, C. .; ÁLIDA BINI, L.; GRIMBERG DE SOUSA CHAVECA, L.; REFOSCO, J. C. Distribuição espacial da infestação por hemiparasitas da família Loranthaceae na arborização viária de Blumenau-SC. Terr@ Plural, [S. l.], v. 14, p. 1–14, 2020. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/15070. Acesso em: 28 mar. 2024.