Estudo de caso sobre estratégias de ação do PIBID no ensino de Geografia a partir da percepção de alunos

Autores

  • Jodainy Gregorio Ferreira Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Juiz de Fora, MG, Brasil
  • Rosana das Graças de Souza Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais, SEED, Juiz de Fora, MG, Brasil
  • Gisele Barbosa Santos Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Juiz de Fora, MG, Brasil

Palavras-chave:

metodologias e materiais didáticos, Formação inicial de professores, Formação continuada de professores

Resumo

Neste artigo analisa-se a experiência ocorrida no PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) entre os anos de 2018 até janeiro de 2020 na EE Francisco Bernardino, em Juiz de Fora (MG). Buscou-se apreender a percepção de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio e apontar alternativas para a promoção de aulas mais atrativas e próximas de seu cotidiano. Posteriormente identificou alternativas de natureza teórica e prática para a elaboração de materiais e métodos didáticos que proporcionassem dinamicidade aos conteúdos abordados nas turmas do 6º ano. Os principais indicadores de maior atratividade foram: temáticas mais próximas do cotidiano dos estudantes; maior exposição de fenômenos naturais e sociais do espaço vivido; mais atividades extramuros. Ao longo de 2019 foram realizadas oficinas de música e poesia e o “globo em suas mãos”, o Jogo Geográfico da Paisagem, elaboração do Atlas Escolar Francisco Bernardino; trabalhos de campo como visita à Estação Climatológica da UFJF e estudo do relevo e sua interação com o Espaço Urbano de Juiz de Fora, empregando maquetes e mapas. Concluiu-se que a elaboração de um repertório de atividades didáticas para o ensino de Geografia tendo como referência o interesse dos estudantes da escola integrados aos saberes de formação acadêmicos dos pibidianos contribuiu de maneira significativa para que o processo de ensino-aprendizagem ocorresse de maneira mais fluida.

Downloads

Publicado

2022-02-17

Como Citar

FERREIRA, J. G.; SOUZA, R. das G. de; SANTOS, G. B. Estudo de caso sobre estratégias de ação do PIBID no ensino de Geografia a partir da percepção de alunos . Terr@ Plural, [S. l.], v. 16, p. 1–22, 2022. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/15873. Acesso em: 5 jul. 2022.

Edição

Seção

Artigos