Modelo de urbanización y desigualdad urbana. El caso de Ciudad Juárez, Chihuahua, México
Palavras-chave:
Mercantilização urbana, expansão urbana, Políticas públicasResumo
Este trabalho analisa a desigualdade urbana na cidade mexicana de Juárez, gerada a partir da promoção desnecessária de sua expansão física pelos agentes públicos e privados da localidade. A pesquisa enfatiza os processos desde o início dos anos 1990, quando se experimentou a incorporação do setor privado na provisão de bens e serviços públicos. O estudo é de natureza qualitativa e é apoiado pelo desenvolvimento de um estudo de caso, incluindo a realização de 23 entrevistas semiestruturadas em 20 setores habitacionais diferentes. A pesquisa conclui que a desigualdade urbana em Juárez possui dois fatores corresponsáveis: políticas públicas e manipulação na produção de riqueza urbana.
Referências
“instituciones financieras, compañías constructoras, agentes inmobiliarios y grupos políticos, entre otros” (HARVEY, 2012, p. 47).
“a finales del 2018 menos del 25% de los trabajadores formales [estaban] registrados con menos de dos salarios mínimos” (PLAN ESTRATÉGICO DE JUÁREZ, 2019).
“prestar servicios al sector público o al usuario final —y también para que se pueda utilizar infraestructura provista total o parcialmente por el sector privado— con objetivos que aumenten el bienestar social y los niveles de inversión en el país” (LLERA, 2015, p. 102).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores autorizam a distribuição para indexadores e repositórios institucionais, com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Autores são estimulados a distribuir a versão on line do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.