Caracterização fitossociológica e pedológica dos estratos arbóreo e arbustivo em uma planíce aluvial no município de Jaguariaíva, Paraná. Doi: 10.5212/TerraPlural.v.4i2.0004
Resumo
Analisou-se os componentes geopedológicos, principalmente atributos do regime hídrico, enquanto condicionantes da distribuição da vegetação em quatro compartimentos geomorfológicos em planície aluvionar do Bioma Mata Atlântica. Registrou-se 49 espécies e 20 famílias. Ilex integerrima, Sebastiania commersoniana, Ocotea porosa e Myrcia obtecta foram comuns a todos os compartimentos. Há diferenças estruturais e florísticas importantes acompanhando variações nos regimes hídricos dos solos: sob maior saturação hídrica destacou-se Sebastiania commersoniana; sob baixo grau de hidromorfia, predomina Myrcia breviramis. Apesar disso, existem diferenças significativas apenas com relação aos parâmetros fitossociológicos, devido às condições hídricas e geomorfológicas distintas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores autorizam a distribuição para indexadores e repositórios institucionais, com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Autores são estimulados a distribuir a versão on line do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.