Diatomáceas (Bacillariophyceae) perifíticas em substratos naturais do rio das Pedras, município de Guarapuava, Paraná, Brasil. Doi: 10.5212/TerraPlural.v.4i2.0005
Palavras-chave:
Bacillariophyceae, diatomáceas, perifítonResumo
Este trabalho e parte do estudo sobre as diatomaceas perifiticas presentes no rio das Pedras, Guarapuava, no estado do Parana, Brasil, e resultou na identificação de 35 taxons infragenericos, distribuidos em 12 generos e seis familias. Foram considerados taxons constantes:
Frustulia saxonica Rabenhorst, Gomphonema gracile Ehrenberg e Gomphonema parvulum (Kutzing) Kutzing. A analise da comunidade diatomologica forneceu informacoes das condicoes ecologicas, sendo que a predominancia de especies eutroficas revela aguas ricas em substancias nutritivas, indicando que o sistema encontrase alterado devido ao efeito causado por inicio de degradacao de compostos organicos lancados no corpo d’agua.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores autorizam a distribuição para indexadores e repositórios institucionais, com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Autores são estimulados a distribuir a versão on line do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.