Desenvolvimento sustentável e agenda 2030: reflexões sobre a relação sociedade e natureza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/TerraPlural.v.16.2219973.028

Palavras-chave:

Decolonialidade. América Latina. Pluriversidade. Sociedade. Natureza.

Resumo

Nosso objetivo é entender a relação sociedade e natureza e o conceito de desenvolvimento sustentável, presentes no documento da Agenda 2030 (ONU, 2015), a partir de um diálogo entre as perspectivas crítica e decolonial. Para tanto, dividimos essa discussão em três momentos: primeiro aborda-se  a relação sociedade e natureza, depois, analisa-se o conceito de desenvolvimento sustentável, realizando um diálogo com a perspectiva decolonial e a problemática territorial latino-americana, e no terceiro momento tecemos nossas considerações sobre o tema, tendo em vista os desafios a serem enfrentados, para que de fato possamos construir um desenvolvimento sustentável no âmbito da América Latina, com possibilidade de  produzir conhecimentos de baixo para cima, com e a partir das pessoas e dos lugares, reconhecendo a pluriversidade e a multidimensionalidade das relações sociedade-trabalho- natureza-humanidade, pensando em diversas formas e possibilidades de desenvolvimento sustentável. 

Biografia do Autor

Hieda Maria Pagliosa Corona, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Pato Branco, PR, Brasil

Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná, pós-doutorado em Desenvolvimento socioambiental pelo Ladyss/Paris X e pós-doutorado em Desenvolvimento rural pelo PGDR/UFRGS. Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Nilvania Aparecida de Mello, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Pato Branco, PR, Brasil

Doutora em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e pós-doutorado em Filosofia da Ciência pela Joseph Fourrier University (França); Professora titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Downloads

Publicado

2022-09-01

Como Citar

CICHOSKI, P.; CORONA, H. M. P. .; MELLO, N. A. de. Desenvolvimento sustentável e agenda 2030: reflexões sobre a relação sociedade e natureza . Terr@ Plural, [S. l.], v. 16, p. 1–23, 2022. DOI: 10.5212/TerraPlural.v.16.2219973.028. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/19973. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensaios