Dinâmica do desflorestamento no assentamento agroextrativista Porto Rico, Amazônia, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5212/TerraPlural.v.17.2320485.019Palavras-chave:
Impactos ambientais, Desmatamento;, Populações Rurais, ExtrativistasResumo
o objetivo da pesquisa é analisar a dinâmica do desflorestamento no Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE) Porto Rico. Para o desenvolvimento do estudo foi necessário: a) realizar o recorte têmporo-espacial do local estudado; b) levantamento de dados bibliográficos e documentais; c) construção de um banco de dados cartográfico com mapeamento do local ao longo dos últimos 30 anos; d) visita in loco para observação de potenciais mudanças com levantamento de dados primários e construção de um banco de fotografias. O assentamento em questão localiza-se no estado do Acre e é diferenciado ambientalmente - possui o intuito de desenvolver-se economicamente respeitando as características ambientais locais e sua população tem um modo de vida agroextrativista. Tem-se observado aumento do desmatamento ao longo dos últimos anos, subdivisão de lotes, e conflitos territoriais. As nuances desta modalidade de gestão são importantes de serem analisadas como forma de aperfeiçoar políticas públicas que minimizem os eventuais impactos ao ambiente natural, sobretudo, o desmatamento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Alexsande Oliveira Franco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores autorizam a distribuição para indexadores e repositórios institucionais, com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Autores são estimulados a distribuir a versão on line do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.