Tafonomia de Invertebrados Fósseis do Devoniano no Estado do Paraná:

contribuições aos estudos sobre potencial de hidrocarbonetos vinculados ao Projeto Folhelho (LAGESED-UFRJ)

Autores

  • Gabrieli Goltz Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Ponta Grossa, PR, Brasil https://orcid.org/0000-0002-5664-8872
  • Elvio Pinto Bosetti Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Ponta Grossa, PR, Brasil
  • Lucinei José Myszynski Junior Instituto Federal do Paraná, IFP, Campus Jaguariaíva, Jaguariaíva, PR, Brasil
  • Leonardo Borghi Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5212/TerraPlural.v.16.2221225.046

Palavras-chave:

Paleontologia Estratigráfica, Shale gas, Bacia do Paraná, Formação Ponta Grossa.

Resumo

Folhelhos constituem uma recente fronteira de estudos na Geologia Sedimentar, estimulada pelo novo panorama exploratório do Shale Gas, não obstante constituir-se no selante de muitos sistemas petrolíferos. Contudo, no Brasil a geração de gás natural associada a estudos de ordem paleontológica é inédita e fundamental para determinação das reais potencialidades regionais em um processo de avanço do conhecimento científico e tecnológico. Os estudos tafonômicos da macrofauna fóssil e icnológicos integram-se aos dados de sedimentologia ampliando a capacidade de interpretação paleoambiental das fácies sedimentares. Foram analisadas amostras de três afloramentos distintos na região dos Campos Gerais, no estado do Paraná e identificadas duas tafofácies e três icnofácies: Skolithos, Cruziana arquetípica e distal. As análises paleontológicas aqui propostas dão suporte às correlações bioestratigráficas, interpretações paleoambientais e paleoecológicas dos afloramentos prospectados, auxiliando na avaliação da qualidade dos folhelhos da Formação Ponta Grossa do ponto de vista da geração de hidrocarbonetos.

Downloads

Publicado

2023-01-15

Como Citar

GOLTZ, G.; BOSETTI, E. P.; MYSZYNSKI JUNIOR, L. J. .; BORGHI, L. Tafonomia de Invertebrados Fósseis do Devoniano no Estado do Paraná: : contribuições aos estudos sobre potencial de hidrocarbonetos vinculados ao Projeto Folhelho (LAGESED-UFRJ). Terr@ Plural, [S. l.], v. 16, 2023. DOI: 10.5212/TerraPlural.v.16.2221225.046. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/21225. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos