Análise espaço-temporal da cobertura vegetal do município de Guarulhos, São Paulo, por meio de sensoriamento remoto
DOI:
https://doi.org/10.5212/TerraPlural.v.17.2321480.013Palavras-chave:
cobertura vegetal, NDVI, monitoramento, Rodoanel, GuarulhosResumo
Avaliar a cobertura vegetal de um município é fundamental para o monitoramento e controle do uso e ocupação do solo. Diante disso o estudo objetiva avaliar a evolução das áreas com cobertura vegetal do município de Guarulhos entre os anos de 1986 e 2022, usando imagens Landsat-8 e Landsat-5 adquiridas nos anos de 1986, 1991, 2013 e 2022. Como metodologia, foi aplicado o Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NVDI) para o cálculo da vegetação. Conclui-se que o município de Guarulhos vem apresentando uma redução na sua área de cobertura vegetal, principalmente por conta da ocupação irregular relacionada à construção do Rodoanel Trecho Norte, justamente as áreas com maiores concentrações de vegetação do município.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Gabriel Sousa de Freitas, Fabricio Bau Dalmas, Antonio Conceição Paranhos Filho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores autorizam a distribuição para indexadores e repositórios institucionais, com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Autores são estimulados a distribuir a versão on line do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.