O buriti (Mauritia flexuosa L.f.) como marcador territorial
fonte sociocultural e econômica das mulheres Warao na Amazônia
DOI:
https://doi.org/10.5212/TerraPlural.v.17.2321601.016Palavras-chave:
Migrações, Povo Originário Warao, Representações, TerritorialidadesResumo
O estudo busca discutir a organização social, cultural, econômica e o contato das mulheres indígenas Warao com a palmeira do buriti, da qual retiram seu sustento, abrigo e o modo com que retrata a relação mítica com toda apropriação de suprir as necessidades. Para mais, o buriti é fonte de renda, por meio do artesanato, vestimentas e redes, construção de casas, e uma fonte alimentar. Com isso, a análise de categoria geográfica se pautará no conceito de territorialidade, por meio dos marcadores territoriais nos estudos afeitos de Almeida Silva (2010). Por fim, o estudo foi norteado por pesquisa bibliográfica, com dados coletados por meio de teses, artigos, publicados no meio científico e acadêmico, com natureza qualitativa e de análise fenomenológica, de maneira a evidenciar os acontecimentos humanos, em meio as manifestações migratórias.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Adnilson Almeida Silva, Laisse Andressa Nascimento dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores autorizam a distribuição para indexadores e repositórios institucionais, com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Autores são estimulados a distribuir a versão on line do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.