A Geodiversidade na simbologia dos municípios do Cariri cearense
toponímia, hinos e bandeiras
DOI:
https://doi.org/10.5212/TerraPlural.v.17.2322391.006Palavras-chave:
geopatrimônio, geocultura, geoconservação, geohistória, formação territorialResumo
A geodiversidade pode ser analisada a partir tanto de sua correlação com a biodiversidade quanto em relação às suas estratégias de geoconservação, dentre elas, a geocultura, que propõe a análise da influência que as rochas, minerais, fósseis, relevos, geoformas, paisagens, solos e águas tiveram e têm sobre as manifestações culturais, sejam elas materiais ou imateriais. Nesse contexto e considerando a significativa geodiversidade da região sul do Ceará, o Cariri cearense, visando contribuir para a discussão do conceito de geocultura e, por conseguinte, para o fomento do conhecimento e da valorização da geodiversidade e seus componentes, este artigo objetiva analisar a geodiversidade presente na simbologia municipal do Cariri cearense, através da toponímia, hinos, bandeiras e brasões de seus municípios. Metodologicamente a pesquisa se desenvolveu a partir do conceito de geocultura, com atividades em gabinete, com a revisão sistemática de levantamentos bibliográfico, documental e cartográfico, considerando os recortes temático e espacial adotados, etapas de laboratório e, secundariamente, de campo, cujos resultados foram analisados de forma conjunta. Como resultados, as análises apresentaram de forma pormenorizada a presença e importância de elementos da geodiversidade nas toponímias, hinos e bandeiras de todos os 29 municípios que compõem o Cariri cearense. Os resultados mostram a importância da geodiversidade no contexto da simbologia oficial dessas municipalidades, parte considerável da identidade regional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Marcelo Martins de Moura-Fé, Regivania Rodrigues de Almeida, Nara Rúbia Ferreira Sousa, Maria Adjaynne de Lima Lino
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores autorizam a distribuição para indexadores e repositórios institucionais, com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Autores são estimulados a distribuir a versão on line do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.