Vulnerabilidade natural à erosão da zona costeira de Esplanada, Bahia
DOI:
https://doi.org/10.5212/TerraPlural.v.19.22742.005Palavras-chave:
Geoprocessamento, Uso e Ocupação do Solo, Gestão TerritorialResumo
A zona costeira é um ambiente complexo que sofre variações em diversas escalas temporais. Essa zona é classificada como um dos ambientes mais vulneráveis, tanto do ponto de vista físico quanto econômico, devido à complexidade dos processos litorâneos, da fragilidade de seus ecossistemas, da forte concentração populacional e do turismo. Diante disto, o objetivo desta pesquisa foi realizar a análise da vulnerabilidade natural à erosão da zona costeira do município de Esplanada, Bahia. A metodologia utilizada envolveu a integração de dados cartográficos usando o programa QGIS, com base em atributos do meio físico e de uso da terra (geologia, geomorfologia, pedologia, declividade, vegetação, uso e ocupação do solo), diferenciando-se as classes de cada mapa quanto aos seus graus de vulnerabilidade. De acordo com os resultados gerados foi possível gerar o mapa de vulnerabilidade natural à erosão. A distribuição das classes de vulnerabilidade ambiental na zona costeira de Esplanada revelou que as áreas urbanas apresentam os índices mais elevados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ana Caroline de Souza Santos, Nilmara Saturnino de Souza, Marcus Vinicius Costa Almeida Junior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores autorizam a distribuição para indexadores e repositórios institucionais, com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Autores são estimulados a distribuir a versão on line do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









