Métodos de apreensão paisagística aplicados em sítios históricos das Missões Jesuítico-Guaranis
contribuição a trabalhos de campo em Geografia
DOI:
https://doi.org/10.5212/TerraPlural.v.18.2423038.009Palavras-chave:
paisagem, espaço, Catálogo de paisagem Urbana, Avaliação Topoceptiva do Lugar, interdisciplinaridadeResumo
O objetivo desse trabalho é avaliar os métodos “Catálogo de Paisagem Urbana” e “Avaliação Topoceptiva do Lugar” como recursos para apreensões paisagísticas dos sítios turísticos São Miguel Arcanjo (Brasil), San Ignácio Miní (Argentina) e Santísima Trinidad del Paraná (Paraguai). O artigo está estruturado mediante a apresentação dos fundamentos que orientam os métodos escolhidos, caracterização dos sítios turísticos objeto de investigação e resultados da aplicação dos métodos. Por fim, apresenta-se aos leitores uma avaliação dos métodos escolhidos como potenciais recursos para avaliação de objetos patrimoniais e elementos da paisagem que se apresentam aos visitantes/turistas. Conclui-se que os métodos, cujos resultados são baseados na visão dos observadores, são estratégias que apresentam novos elementos aos estudos da paisagem classicamente presentes na Geografia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Yuri Potrich Zanatta, Reginaldo José de Souza, Éverton de Moraes Kozenieski
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores autorizam a distribuição para indexadores e repositórios institucionais, com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Autores são estimulados a distribuir a versão on line do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.