Impactos socioambientais que ameaçam os serviços ecossistêmicos de regulação e manutenção no Parque Regional Corno Alle Scale nos Apeninos Bolonheses, Itália
DOI:
https://doi.org/10.5212/TerraPlural.v.18.2423440.019Palavras-chave:
Água, Montanhas, mudanças climáticas, neve artificial, turismoResumo
esta pesquisa visa identificar os Serviços Ecossistêmicos (SEs) de regulação e manutenção e os impactos socioambientais no Parque Regional Corno alle Scale em Lizzano de Belvedere, na Itália. Foram realizados como procedimentos: levantamento bibliográfico e documental; pesquisa de campo; entrevistas; e análise das informações. No parque foram identificados 11 serviços de regulação e manutenção — manutenção da diversidade biológica, controle biológico, regulação climática, regulação hídrica, purificação e manutenção da oferta de água etc. Esses SEs merecem atenção, pois são fundamentais para a provisão de diversos benefícios à sociedade. Todavia, são vários os impactos que ameaçam os recursos naturais e os SEs no parque, como a produção de neve artificial e a instalação de teleféricos, que causam impactos ao solo, aos recursos hídricos, à biodiversidade, rompendo, deste modo, o equilíbrio ecológico. Neste sentido, o enfrentamento às mudanças climáticas está entre os principais desafios na gestão da área protegida, sendo crucial buscar estratégias alternativas para promover um turismo sustentável nos Apeninos Bolonheses.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Maria do Socorro Ferreira da Silva, Elisa Magnani, Fernando Luiz Araújo Sobrinho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores autorizam a distribuição para indexadores e repositórios institucionais, com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Autores são estimulados a distribuir a versão on line do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.