As Representações Sociais de portugueses sobre os imigrantes brasileiros no Youtube - DOI: 10.5212/TerraPlural.v.5i1.0004

Autores

  • Luciane Moura Martins Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Joseli Maria Silva Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palavras-chave:

Representações sociais. Imigrantes brasileiros. Portugal. Youtube.

Resumo

O artigo aborda as Representações Sociais sobre imigrantes brasileiros, construídas por portugueses, a partir do ambiente virtual Youtube. O crescimento recente da imigração brasileira em Portugal constitui novas relações sociais e conteúdos representacionais dispersos nos processos de comunicação. O Youtube foi a fonte de pesquisa em que foram analisados, por meio de análise de discurso, os signifi cados presentes nas Representações Sociais veiculadas nos vídeos sobre a imigração brasileira, postados por portugueses, tomados como amostra. Os resultados evidenciam a signifi cação elaborada pelos portugueses que associam os imigrantes brasileiros à ilegalidade e à exploração, ao mesmo tempo em que os vinculam a alegria, tropicalidade e sensualidade. Enfi m, os conteúdos representacionais mesclam elementos de permanência e mudança que marcam as relações socioespaciais entre esses dois grupos sociais.

Downloads

Publicado

2011-11-05

Como Citar

MARTINS, L. M.; SILVA, J. M. As Representações Sociais de portugueses sobre os imigrantes brasileiros no Youtube - DOI: 10.5212/TerraPlural.v.5i1.0004. Terr@ Plural, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 51–64, 2011. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/2502. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos