O processo recente de valorização do espaço urbano em Irati-Pr: o caso do bairro Alto da Glória - DOI: 10.5212/TerraPlural.v.5i1.0008

Autores

  • Roberto França Silva Junior Universidade Estadual do Centro-Oeste/Irati - UNICENTRO
  • Rafaela Tchmola Universidade Estadual do Centro-Oeste/Irati - UNICENTRO

Palavras-chave:

Cidade. Espaço urbano. Especulação imobiliária. Vazios urbanos.

Resumo

O espaço urbano sofre constantes transformações promovidas por diversos fatores e agentes. Cidades tendem a crescer e a se expandirem direção a áreas sem a presença de edifi cações e infraestruturas. Em Irati, principalmente nos últimos cinco anos, foram notórias as modifi cações ocorridas, principalmente no bairro Alto da Glória, em virtude da instalação de infraestruturas e equipamentos de uso coletivo que são fatores de atração e valorização dos terrenos. Diante disso, e com base no respectivo bairro, buscamos compreender a especifi cidade do crescimento de Irati, as diferentes rendas extraídas dos terrenos e a especulação imobiliária presente em Irati.

Biografia do Autor

Roberto França Silva Junior, Universidade Estadual do Centro-Oeste/Irati - UNICENTRO

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp, Faculdade de Ciências e Tecnologia) e professor adjunto da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro, campus de Irati-PR). Discute os seguintes temas: circulação de mercadorias, pessoas e informações, a circulação no pensamento geográfico, a circulação na perspectiva (geo)política e o uso do território pelos agentes movimentadores de mercadorias.

Rafaela Tchmola, Universidade Estadual do Centro-Oeste/Irati - UNICENTRO

Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste/Irati - UNICENTRO.

Downloads

Publicado

2011-12-08

Como Citar

SILVA JUNIOR, R. F.; TCHMOLA, R. O processo recente de valorização do espaço urbano em Irati-Pr: o caso do bairro Alto da Glória - DOI: 10.5212/TerraPlural.v.5i1.0008. Terr@ Plural, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 99–119, 2011. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/2509. Acesso em: 27 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos