Fatores de ameaça à estabilidade nos faxinais do Paraná: caso do Taquari dos Ribeiros - DOI: 10.5212/TerraPlural.v.5i2.0005

Autores

  • Olivier François Vilpoux Universidade Católica de Campo Grande - UCDB

Palavras-chave:

Comunidades tradicionais. Fumo. Agronegócio. Tradições.

Resumo

A tradição faxinalense, baseada em atividades agrosilvopastoris e costumes específicos, se encontra ameaçada. Vários fatores têm sido apontados como causa dessa ameaça, como o agronegócio capitalista, a presença de “estrangeiros” ao faxinal e a influência das novas gerações. O objetivo da pesquisa foi avaliar o impacto desses fatores sobre as tradições do faxinal Taquari dos Ribeiros, PR. Para isso, todas as famílias do faxinal foram entrevistadas. A análise não revelou influência significativa de todos esses fatores, entretanto, foi encontrada uma redução da solidariedade. Apesar de existir a prática de troca de implementos entre os produtores de fumo, os princípios de solidariedades encontram-se em queda na maioria da comunidade, independente da idade, o que indica um problema antigo.

Biografia do Autor

Olivier François Vilpoux, Universidade Católica de Campo Grande - UCDB

Professor do Programa de Pós-Graduação de Desenvolvimento Local

Downloads

Publicado

2011-12-14

Como Citar

VILPOUX, O. F. Fatores de ameaça à estabilidade nos faxinais do Paraná: caso do Taquari dos Ribeiros - DOI: 10.5212/TerraPlural.v.5i2.0005. Terr@ Plural, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 213–228, 2011. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/3084. Acesso em: 10 ago. 2022.