Uma revisão de conceitos sobre florestas em faxinais com base em uma abordagem fitogeográfica. DOI: 10.5212/TerraPlural.v.6I1.0004

Autores

  • Edson Struminski Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Juliano Strachulski Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Resumo

Existe grande quantidade de estudos sobre os faxinais, a maioria sobre aspectos socioeconômicos e culturais deste sistema. Os faxinais geralmente são apresentados como sistemas agroflorestais e pastoris por excelência, com uma ênfase primordial na existência de áreas florestais manejadas, as quais seriam o pressuposto principal da identidade deste sistema. Mesmo assim, ainda são pouco comuns os trabalhos científicos que estudam os aspectos florestais dos faxinais, o que vem gerando desde distorções em políticas públicas, até a incompreensão pelos motivos do desaparecimento desse interessante sistema. Neste trabalho serão apresentados um mapeamento da vegetação de um faxinal e considerações sobre seu manejo e evolução, como forma de avaliar a alegada sustentabilidade desse sistema. Também será apresentada uma revisão de conceitos sobre florestas de faxinais e um debate sobre seus aspectos ecológicos.

Biografia do Autor

Edson Struminski, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Engenheiro florestal, mestre em conservação da natureza, doutor em meio ambiente e desenvolvimento

Juliano Strachulski, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

estudante do bacharelado em geografia

Downloads

Publicado

2012-02-29

Como Citar

STRUMINSKI, E.; STRACHULSKI, J. Uma revisão de conceitos sobre florestas em faxinais com base em uma abordagem fitogeográfica. DOI: 10.5212/TerraPlural.v.6I1.0004. Terr@ Plural, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 55–78, 2012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/3121. Acesso em: 10 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos