Uma revisão de conceitos sobre florestas em faxinais com base em uma abordagem fitogeográfica. DOI: 10.5212/TerraPlural.v.6I1.0004
Resumo
Existe grande quantidade de estudos sobre os faxinais, a maioria sobre aspectos socioeconômicos e culturais deste sistema. Os faxinais geralmente são apresentados como sistemas agroflorestais e pastoris por excelência, com uma ênfase primordial na existência de áreas florestais manejadas, as quais seriam o pressuposto principal da identidade deste sistema. Mesmo assim, ainda são pouco comuns os trabalhos científicos que estudam os aspectos florestais dos faxinais, o que vem gerando desde distorções em políticas públicas, até a incompreensão pelos motivos do desaparecimento desse interessante sistema. Neste trabalho serão apresentados um mapeamento da vegetação de um faxinal e considerações sobre seu manejo e evolução, como forma de avaliar a alegada sustentabilidade desse sistema. Também será apresentada uma revisão de conceitos sobre florestas de faxinais e um debate sobre seus aspectos ecológicos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores autorizam a distribuição para indexadores e repositórios institucionais, com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Autores são estimulados a distribuir a versão on line do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.