Roteiro geoturístico na gruta Pinheiro Seco, Castro/PR. DOI: 10.5212/TerraPlural.v.6I1.0009

Autores

  • Laís Luana Massuqueto Universidade Estadual de Ponta Grossa - Grupo Universitário de Pesquisas Espeleológicas (GUPE)
  • Jasmine Cardozo Moreira Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Palavras-chave:

Geoturismo, Cavernas, Pinheiro Seco, roteiro.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo propor um roteiro geoturístico na Gruta de Pinheiro Seco, Município de Castro/PR. A cavidade, desenvolvida em rochas carbonáticas, possui um significativo potencial, pois além de suas singulares formações, apresenta um importante aspecto histórico-cultural e tem destaque no contexto regional. O roteiro foi elaborado a partir de visitas à caverna, destacando os pontos de maior interesse que a cavidade apresenta, servindo como um estudo pioneiro de trilhas em cavernas na região.

Biografia do Autor

Laís Luana Massuqueto, Universidade Estadual de Ponta Grossa - Grupo Universitário de Pesquisas Espeleológicas (GUPE)

Formada em Geografia Bacharelado pela Universidade Estadual de Ponta Grosa (UEPG), Técnica em Meio Ambiente e Mestranda pelo programa de Pós Graduação em Geografia - Mestrado em Gestão do Território (UEPG). Atualmente realiza trabalhos na área de Geografia Física, desenvolvendo pesquisas principalmente relacionadas à Geologia, Geomorfologia, Espeleologia e Geoconservação. Faz parte do Grupo Universitário de Pesquisas Espeleológicas (GUPE) e do Projeto de Pesquisa Geoconservação nos Campos Gerais: inventário do Patrimônio Geológico, trabalhando com a inventariação do Patrimônio Espeleológico.

Jasmine Cardozo Moreira, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Possui graduação em Bacharelado em Turismo pela Universidade Federal do Paraná (1996), especialização em Ecoturismo (2000), mestrado em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (2002), doutorado em Geografia pela UFSC (2008) e pós-doutorado pela Universidad de Zaragoza (Espanha). É avaliadora de cursos de graduação da área de Turismo designada pelo MEC, professora titular da Universidade Estadual de Ponta Grossa, no curso de Bacharelado em Turismo ( atualmente também atuando como Chefe do Departamento de Turismo) e integrante do corpo docente do Mestrado em Gestão do Território. É membro da Academia Internacional para o Desenvolvimento da Pesquisa em Turismo no Brasil (International Academy for the Development of Tourism Research in Brazil). Tem experiência na área de Planejamento Sustentável do Turismo e envolvimento de comunidades, com ênfase em Turismo em áreas naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: geoturismo (tema de sua tese), ecoturismo, interpretaçao ambiental, planejamento turístico, Unidades de Conservação e educação ambiental. É avaliadora da Revista Brasileira de Ecoturismo, Revista Nordestina de Ecoturismo, Revista Geografia Ensino & Pesquisa, Terra Plural, International Journal of Economic Practices and Theories e também da Geoheritage, principal periódico a nível mundial sobre Geoturismo, Geodiversidade e Geoconservação. Sua tese concorreu ao Premio CAPES de Teses e em 2010 recebeu a única Menção Honrosa da área de Geografia.

Downloads

Publicado

2012-04-01

Como Citar

MASSUQUETO, L. L.; CARDOZO MOREIRA, J. Roteiro geoturístico na gruta Pinheiro Seco, Castro/PR. DOI: 10.5212/TerraPlural.v.6I1.0009. Terr@ Plural, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 153–174, 2012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/3329. Acesso em: 10 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos