Espaços de paisagens em cidades turísticas: centros históricos e orlas do Litoral do Paraná

Autores

  • Marcelo Chemin UFPR (Setor Litoral)

Resumo

Estudos brasileiros sobre espaço turístico, em geral concentrados na figura do atrativo, têm projetado a fragilização do sentido estético da cidade e da paisagem tanto nas investigações acadêmicas quanto nos planejamentos decorrentes de sua aplicação prática. O artigo apresenta resultados preliminares de pesquisa que utilizou o constructo espaço de paisagens (CAUQUELIN, 2008) como abordagem teórica e mecanismo de identificação alternativo de espaços turísticos em cidades do Litoral do Paraná. Contextualiza teoricamente os temas paisagem e espaço turístico, e o conceito espaço de paisagens. Demonstra o processo metodológico que levou à seleção dos Centros históricos de Paranaguá, Antonina e Morretes e as Orlas de Caiobá (Município de Matinhos) e Guaratuba como os cinco principais espaços de paisagens desta região, além de delimitação prévia.

Biografia do Autor

Marcelo Chemin, UFPR (Setor Litoral)

Bacharel em Turismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2001). Mestre em Turismo, UNIVALI (2004). Doutor em Geografia, UFPR (2011). Professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR - S. Litoral) - D.E. Vinculado aos Colegiados de Gestão Ambiental (Graduação) e Gestão de Turismo (Superior de Tecnologia).

Downloads

Publicado

2012-05-25

Como Citar

CHEMIN, M. Espaços de paisagens em cidades turísticas: centros históricos e orlas do Litoral do Paraná. Terr@ Plural, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 43–60, 2012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/3499. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos