Considerações sobre Geografia e Futebol: produção do espaço urbano e apropriação do território

Autores

  • Pedro Höfig Universidade Estadual de Londrina
  • Claudio Roberto Bragueto Universidade Estadual de Londrina

Resumo

Através de um levantamento bibliográfico, uma série de argumentos são apresentados fundamentando os vínculos profundos entre a ciência geográfica e o futebol. Mais especificamente, trata-se da conexão entre território e futebol, procurando verificar como este interfere na concepção daquele e, mais, como tal esporte apresenta-se como uma metáfora entre disputas territoriais. É através do futebol que as pessoas buscam territorialidade e o direito à cidade, refletindo as constantes lutas sociais e realidade da população. A partir do estudo observou-se que a Geografia e o Esporte estão intimamente ligados no que se diz respeito ao território e espaço, tendo em vista as transformações importantes nos espaços urbanos  apropriados para a prática desportiva.

Biografia do Autor

Pedro Höfig, Universidade Estadual de Londrina

Graduação em Geografia (Universidade Estadual de Londrina), bolsista da Fundação Araucária através de estágio no Instituto Agronômico do Paraná - IAPAR.

 


Claudio Roberto Bragueto, Universidade Estadual de Londrina

Docente do Departamento de Geociências, Centro de Ciências Exatas, Universidade Estadual de Londrina, Londrina,Pr.  

Downloads

Publicado

2012-05-30

Como Citar

HÖFIG, P.; BRAGUETO, C. R. Considerações sobre Geografia e Futebol: produção do espaço urbano e apropriação do território. Terr@ Plural, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 79–92, 2012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/3511. Acesso em: 17 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos