Desafios técnicos e institucionais na aplicação de instrumentos inovadores de planejamento e gestão urbanos: o caso de Hortolândia - São Paulo

Autores

  • Mauricio Polidoro Universidade Federal do Paraná

Resumo

O artigo versa sobre o processo de construção da revisão do Plano Diretor do município de Hortolândia – região metropolitana de Campinas. Eminentemente industrial, o municipio emancipou-se de sua sede, Sumaré, na década de 1990 e, apesar da reduzida área territorial, tem apresentado crescimento demográfico e econômico vertiginoso. A despeito disso, as políticas urbanas não tem acompanhado a demanda de solução dos problemas. No intento de atender as demandas sociais, ambientais e urbanísticas, a revisão do Plano Diretor trouxe alguns instrumentos inovadores para o planejamento e gestão de Hortolândia. Os desafios técnicos e institucionais de aplicação destes instrumentos serão discutidos.

Biografia do Autor

Mauricio Polidoro, Universidade Federal do Paraná

Geógrafo, Mestre em Engenharia Urbana

Doutorando em Geografia na UFPR

Pesquisador da UEL

Downloads

Publicado

2012-07-02

Como Citar

POLIDORO, M. Desafios técnicos e institucionais na aplicação de instrumentos inovadores de planejamento e gestão urbanos: o caso de Hortolândia - São Paulo. Terr@ Plural, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 93–108, 2012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/3526. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos