Estruturas e padrões espaciais de povoamento em comunidades de faxinal

Autores

  • Joélcio Gonçalves SOARES Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Cicilian Luiza LÖWEN SAHR Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR

Palavras-chave:

Comunidades rurais, Estruturas de povoamento, Faxinais.

Resumo

O presente artigo versa sobre os faxinais, comunidades tradicionais situadas na Região Centro-Sul do Estado do Paraná e que habitam áreas com o Bioma das Matas com Araucária. Estas comunidades apresentam características intrínsecas no que se refere aos padrões de povoamento, suas estruturas e formas de ocupação e uso do solo, as quais são objeto de estudo neste artigo. Busca-se analisar como se estruturam estas características, procurando levantar quais fatores levam a tais configurações e, também, como estas se transformam ao longo dos anos. 

Biografia do Autor

Joélcio Gonçalves SOARES, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Paraná - UFPR, Mestre em Gestão do Território (Geografia) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG - PR), Bacharel em Turismo pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO - PR), Atualmente trabalha com pesquisas em comunidades rurais, comunidades tradicionais faxinalenses. Desenvolve também pesquisas sobre temas voltados ao planejamento turístico, mais especificamente na avaliação de potencial turístico, avaliação e hierarquização de atrativos turísticos, entre outros estudos regionais relacionados a atividade, visando a buscar meios efetivos de gerenciamento e desenvolvimento do turismo de forma ordenada.

Cicilian Luiza LÖWEN SAHR, Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR

Doutora em Geografia Humana - Universitat Tuebingen (Eberhard-Karls) (1998). Atuou como professora visitante na Universidade de Heidelberg (Ruprech-Karls) (2004). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Mestrado em Gestão do Território) e colaboradora na Universidade Federal do Paraná (Doutorado em Geografia). Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, Planejamento Turistico e em estudos sobre Populações Tradicionais (faxinalenses, quilombolas, etc) e comunidades étnicas (poloneses, alemães, russo-alemães, menonitas, etc). Tem como área de investigação, sobretudo, o Estado do Paraná. Realiza estudos comparativos com Alemanha, Espanha e México.

Downloads

Publicado

2012-10-10

Como Citar

SOARES, J. G.; LÖWEN SAHR, C. L. Estruturas e padrões espaciais de povoamento em comunidades de faxinal. Terr@ Plural, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 109–124, 2012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/4133. Acesso em: 28 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos