O CONTEXTO AGRÁRIO DO MUNICÍPIO DE GUARAPUAVA-PR: UMA LEITURA A PARTIR DOS CONCEITOS DE ESPAÇO E TERRITÓRIO

Autores

  • Tatiane Leal Bastos UEM - Universidade Estadual de Maringá
  • Sergio Fajardo UNICENTRO

Resumo

O presente trabalho busca analisar o espaço rural do município de Guarapuava-PR, realizando um breve resgate das transformações econômicas e sociais ocorridas no campo nas últimas décadas, para compreender como essas mudanças interferiram na vida dos agricultores familiares. Além disso, aborda as relações econômicas e sociais presentes em alguns pontos da área rural do município de Guarapuava-PR, para verificar a atuação da agricultura moderna e familiar no município, e assim, identificar quais as dificuldades, alternativas e perspectivas que os pequenos produtores familiares possuem no contexto da modernização agrícola no aspecto econômico e social. Tal análise permitiu compreender as transformações no contexto agrário de Guarapuava. 

Biografia do Autor

Tatiane Leal Bastos, UEM - Universidade Estadual de Maringá

Mestranda em Geografia pela UEM. É Graduada em Geografia-Licenciatura pela Universidade Estadual do Centro-Oeste UNICENTRO - Guarapuava-PR, ex-bolsista CNPq e Fundação Araucária. Durante a graduação atuava como voluntária no programa PET Geografia (Programa de Educação Tutorial Geografia). Possui especialização em Ensino de Geografia e História pelo Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação - ESAP. Atualmente aluna do Programa de Mestrado em Geografia da Universidade Estadual de Maringá - PGE-UEM. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: Cooperativismo, territorialidades rurais e agricultura familiar

Sergio Fajardo, UNICENTRO

Professor do Departamento de Geografia e do Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (PR), UNICENTRO, em Guarapuava - PR. Doutor em Geografia pela UNESP, Campus de Presidente Prudente - SP (2007) e Mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (2000) onde também se graduou em Geografia (1997). Tem experiência na área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Agrária, Econômica e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: Espaço Rural, Desenvolvimento Regional, Organização do Espaço, Estudos Agrários, Cooperativismo Agropecuário, Paisagem Regional, Territorialidade Corporativa, Setor Agroindustrial, Agricultura Familiar, Economia Regional e Território, Categorias Geográficas e Epistemologia da Geografia. É autor dos livros "Territorialidades Corporativas no Rural Paranaense", publicado em 2008, e "Cooperativas Agropecuárias no Complexo Agroindustrial", de 2012. Foi Vice-Chefe do Departamento de Geografia da UNICENTRO, em Guarapuava-PR, 2009-2010, e Chefe do Departamento de Geografia da UNICENTRO no período 2011-2012.

Downloads

Publicado

2014-12-11

Como Citar

BASTOS, T. L.; FAJARDO, S. O CONTEXTO AGRÁRIO DO MUNICÍPIO DE GUARAPUAVA-PR: UMA LEITURA A PARTIR DOS CONCEITOS DE ESPAÇO E TERRITÓRIO. Terr@ Plural, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 55–76, 2014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/4566. Acesso em: 27 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos