Sobre os Trilobitas da Bacia do Paraná e o Centenário da Monografia de Clarke (1913) e O Mito de Sísifo na Paleontologia Brasileira. DOI: 10.5212/TerraPlural.v.7iEspecial.0006
Resumo
Estabelece-se aqui o histórico de pesquisas desenvolvidas em trilobitas na Bacia do Paraná, Brasil. Desde o clássico trabalho monográfico de J. M. Clarke até o presente, várias fases de desenvolvimento científico ocorreram, a saber: uma primeira fase de prospecção de material, uma segunda fase de estudos sistemáticos, e uma terceira fase com a consolidação dos conceitos adquiridos. Adicionalmente discute-se as espécies de trilobitas descritas para o devoniano da Bacia do Paraná elencando as espécies válidas. Por fim, apresenta-se comentários sobre o desenvolvimento das pesquisas paleontológicas brasileiras principalmente no que se refere ao estudo de trilobitas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores autorizam a distribuição para indexadores e repositórios institucionais, com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Autores são estimulados a distribuir a versão on line do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.